Decoração,

Dicas para decorar uma sala pequena

10:59 Raiany Guimarães 0 Comments


Sabemos que a sala de estar é o cartão de visita da casa e um dos espaços mais frequentados. É ali que reunimos amigos, batemos papo e tudo mais. Nos apartamentos pequenos ela é ainda mais utilizada, porque é quase sempre integrada com a cozinha. Agora, decorar este ambiente não é coisa das mais fáceis, mas também não é um bicho de sete cabeças. 


A minha sala está em fase de montagem, mas assim que estiver tudo pronta, prometo mostrar aqui no blog com requintes e detalhes, mas enquanto isso vou me inspirar e dar dicas para vocês aqui. 
Menos é mais
Quando o ambiente é muito pequeno aquela regrinha que acho que devemos levar para vida vale muito: menos é mais. Claro que também devemos levar em consideração o gosto de cada um e que cada caso é um caso. Para as salas pequenas, seguem alguns itens que vão deixar o ambiente funcional e aconchegante: 

- Sofá
-Poltrona (só se não for ficar apertado demais)
- Puffs (principalmente se seu rack ou painel for suspenso)
- Mesa de canto
- Mesa de centro (só se sua sala tiver um espaço para passagem)
- TV, DVD, Videogame, Home Thearer
- Tapete
- Cortina
- Objetos de decoração (velas, casos, flores, livros, etc.)




Espelhos
Sempre digo isso aqui no blog e acho que não precisa ser nenhum designer ou arquiteto para saber que espelho é o grande curinga na decoração de ambientes pequenos. Eles aumentam a sensação de amplitude no espaço, além de deixar o local clean. 




Jogue fora o que não tem utilidade

Se você ama uma quinquilharia, hora de abrir mão deste vício. Quanto mais limpo a superfície dos móveis da sala, mais a sensação de espaço você tem. O desapego faz bem nesta hora e se desfazer de coisas estragadas ou eletro portáteis que estão ali sem funcionalidade nenhuma ajuda a deixa o ambiente limpo, agradável e prazeroso de estar com os amigos e a família



A escolha do sofá
Não adianta querer colocar um sofá de 4 metros em uma sala de 3. Achar o estofado perfeito nem sempre é tarefa fácil. Eu mesma demorei 4 meses e até hoje me questiono se fiz a escolha certa (na data deste post meu sofá ainda não tinha chegado), mas o bom-senso nesta hora é essencial. Nem pequeno demais, nem grande demais. Tire as medidas da sala antes de ir à loja.

Evite os conjuntos de sofás, eles não são apropriados para salas de apartamentos pequenos e quase sempre quem compra tem um certo arrependimento. Opte por uma peça lisa e única. Os tons neutros são ótimos, pois deixa o ambiente clean. Os sofás sem braços também ficam perfeitos, pois ajudam a dar amplitude no ambiente.







Outros objetos legais
- Itens transparentes
- Peças com cores fortes
- Almofadas
- Móveis planejados
- Prateleiras e nichos








 



Você também pode gostar:

0 comentários: